10 de julho de 2013

Prestar atenção no que as pessoas dizem proporciona aprendizado

Eu escuto, muitas vezes, comentários de pessoas, dizendo que, para ter um dia a dia mais feliz é preciso se afastar daqueles que pensam de modo negativo. Eu até concordo que conviver muito com alguém que vive sempre de cara emburrada e que acredita que nada vai dar certo pode contribuir para que venhamos a absorver aqueles sentimentos. Mas também acredito que todo o mundo tem um pouco de cada sentimento, sendo ele positivo ou negativo. Inclusive, já houve dias em que encontrei pessoas que se mostram sempre muito alegres com uma cara meio cabisbaixa (o que não foi nada agradável para mim). Porém, como somos seres humanos, isso não é impossível de acontecer, não é mesmo?

Para mim, o fato de eu estar ao lado de uma pessoa mais alegre ou que, por algum motivo, esteja com o humor meio cinzento em determinado dia, não me incomoda (claro que, se eu vejo alguém triste, logo tento ajudar). O que me incomoda de verdade é conviver com gente que faz pouco caso em relação ao que gosto e, em contrapartida, acha que “merece festa com confete” por pensar que só o que ela curte ou sabe deve ter valor.

Não que sejamos obrigados a gostar ou fingir que gostamos de tudo o que os nossos amigos e colegas curtem. Mas, procurar ouvi-los e respeitá-los deveria ser regra. Até porque, esta é a verdadeira função da amizade: procurar compartilhar todos os momentos sejam eles bons ou ruins. Inclusive, ouvir o que nosso amigo tem a dizer, mesmo que não concordemos tanto com o que ele diz e mesmo que ele seja apaixonado por física quântica e você nem saiba do que se trata, poderá proporcionar um imenso aprendizado.


Nem sempre é fácil pensarmos assim, mas, quando conseguimos, com certeza, vale muito a pena!!!

0 comentários:

Postar um comentário