4 de agosto de 2013

Imagem nas redes sociais

Eu estou de olho nas redes sociais, principalmente no facebook, diariamente. E todas as notícias que envolvem este universo me interessam, e muito. Uma das que eu li recentemente falava sobre como garantir uma imagem profissional nas redes sociais.

As redes sociais estão tão presentes na minha vida quanto na das outras pessoas e são bastante utilizadas dentro das organizações que, muitas vezes, utilizam-se destas ferramentas para saber um pouco mais sobre os candidatos que estão participando de seus processos seletivos, tentando traçar o perfil de cada um, identificando suas qualidades.

Uma das dicas apresentadas é procurar contatos profissionais de pessoas da nossa área de interesse, além de páginas que podem agregar valor e conhecimento. Eu costumo separar um tempo por semana para fazer isso, pois considero que pode me ajudar a encontrar uma oportunidade de trabalho e, além disso, favorecer para que eu possa saber das novidades em relação à minha profissão e possa estar sempre atualizada.

Uma coisa que eu tenho pensado bastante antes de fazer é postar uma crítica nas redes sociais para que eu não passe uma imagem negativa para as pessoas e para evitar que alguém se sinta ofendido com o que eu posto. Pode parecer mentira, mas, às vezes estamos direcionando determinada crítica a uma pessoa e outra que não tem nada a ver com a história pode se ofender, causando estresse desnecessário.

Foto de perfil

Uma dica mostrada na matéria é que optemos por uma foto de perfil mais profissional. Eu não acho que isso seja necessário, pois se trata de um perfil pessoal, no qual não falamos só de trabalho, e sim de nossos momentos de lazer e em família. Mas, claro que procuro não colocar fotos que possam prejudicar a minha imagem de alguma maneira (se fiz isso algum dia, hoje com certeza, não faço mais).

Outra coisa: o texto fala que seria interessante termos uma rede social ideal para relacionamentos pessoais e outra para contatos profissionais. Eu acho que, em vez de criar dois perfis em uma única rede social, seria mais interessante deixarmos o perfil no facebook para postar sobre assuntos mais gerais, por exemplo, e o twitter para escrevermos sobre algo mais sério e ligado à nossa área de atuação profissional.

A reportagem traz algumas orientações que podem nos ajudar a passar uma imagem mais profissional nas redes sociais, mas isso não significa que tenhamos que fazer da maneira como está escrito. Podemos criar outras maneiras. O importante é que busquemos sempre sermos nós mesmos, seja diante do convívio pessoal como no ambiente virtual.

Para ler a matéria, a qual me refiro neste texto, clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário